Davi Mendes surpreendeu-se com uma visita inesperada, no domingo, 2, quando viu chegar à Fazenda Vale dos Pássaros – localizada em Almas, em uma área de difícil acesso, mas muito apreciada pelos ecoturistas –, o governador Mauro Carlesse. O Chefe do Poder Executivo não se intimidou com a difícil trilha que dá acesso à propriedade e seu principal atrativo, a Cachoeira do Urubu Rei, uma das belezas naturais do município localizado a 306 km de Palmas, na Região Turística das Serras Gerais.

Esta visita encerrou uma viagem relâmpago de Mauro Calesse a três municípios de potencial turístico reconhecido no Estado do Tocantins. Acompanhado pelo secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e responsável pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, o Governador esteve ainda em Rio da Conceição e Ponte Alta (Jalapão), onde visitou os atrativos dessas localidades.

“A ideia do Governador era discutir com os empreendedores locais da confluência com o Jalapão e das Serras Gerais as possibilidades de incrementar o turismo na região”, revela Tom Lyra, lembrando que além de conversar com pequenos empresários, conhecer as estruturas de seus empreendimentos e experimentar a culinária local, também foi possível avaliar as necessidades de melhorias, como instalação de passarelas e estruturas de proteção. “O governador Mauro Carlesse entende que há muito que se fazer e assumiu o compromisso de buscar recursos que viabilizem essas melhorias”, completou Lyra.

A primeira parada, ainda no sábado, 1º, ocorreu na Pedra Furada, 35 km distante de Ponte Alta do Tocantins (156 km de Palmas). O local, que já serviu de cenário para novela, encanta por suas formações rochosas, sendo o primeiro atrativo visitado pelos turistas que fazem a rota tradicional do Jalapão.

Distante cerca de 90 km de Ponte Alta, a Cachoeira da Fumaça é uma das belezas da região, mas não tem acesso liberado a visitação turística, por estar em uma área de proteção delimitada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Segundo Tom Lyra, o Governador considerou viável solicitar ao órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente a liberação do local apenas para visitação contemplativa, já que a cachoeira, que possui 35 metros de altura por 45 de largura e forte correnteza, não oferece pontos para banho.

O dia foi encerrado no município de Rio da Conceição, a 374 km da Capital, onde o destaque é a Lagoa da Serra, cujas águas apresentam-se cristalinas e mornas no início da manhã. No Restaurante Quintal de Casa, o governador Mauro Carlesse conversou com a proprietária, Eliene Lima, e aprovou seus planos de construir uma pousada. Acompanharam essa visita o prefeito Mauro Junior e o vereador José Divino.

Ministro

Ao longo da viagem, o governador Mauro Carlesse e o secretário Tom Lyra mantiveram contatos frequentes com o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que se tornou um dos defensores do desenvolvimento do setor no Tocantins, desde suas visitas ao Estado, em 2019. Em áudio, enviou mensagem enfatizando seu carinho pessoal pelo Tocantins e a disposição de trabalhar em prol da região. “No que depender da gente, vamos trabalhar pra deslanchar o turismo tocantinense”, garantiu.

Fonte: Agência do Desenvolvimento Turístico Cultura e Economia Criativa.


Compartilhar:

Deixe seus Comentario